Recomendar

Menu Mobile

Conselho Federal da OAB

Conteúdo da página

Conteúdo da página

Evento celebra os 11 anos do Exame de Ordem Unificado

A OAB Nacional e a Fundação Getulio Vargas (FGV) realizaram, na manhã desta sexta-feira (5), a palestra “A Importância do Exame de Ordem na Qualificação da Carreira Jurídica no Brasil”. O evento, realizado no auditório da FGV e transmitido pelo YouTube, celebrou os 11 anos do Exame de Ordem Unificado (EOU), instrumento regulatório na formação dos quadros da advocacia e mecanismo de aferição da qualidade do ensino jurídico e da formação profissional no país. 

O membro honorário vitalício da OAB, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e coordenador da Procuradoria Constitucional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse que a excelência é uma marca da FGV. “Devemos sempre destacar a qualidade e o caráter técnico das grandes instituições. É uma missão estatutária da Ordem selecionar os profissionais que atuarão na advocacia, portanto cuidar do Exame é cuidar da essência da nossa profissão. É uma obra conjunta, feita para contribuir com a cidadania”, disse Coêlho.

O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, destacou a parceria sólida com a OAB. “A Fundação Getúlio Vargas é muito conhecida por algumas de suas ações e, sem dúvidas, a realização do Exame de Ordem é uma das mais notórias e lembradas pelo público. Temos, em relação ao Exame, um orgulho que quase beira a vaidade. Dos cerca de 1,2 milhão de advogados brasileiros, cerca de 750 mil ganharam o direito de advogar a partir do Exame realizado pela FGV. A qualidade do nosso mundo jurídico depende disso”, apontou Leal.

Na sequência, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes, proferiu a palestra “A Importância do Exame de Ordem na Qualificação da Carreira Jurídica no Brasil”. O magistrado falou sobre a crise de efetividade da justiça no mundo, o exercício profissional da advocacia, histórico da necessidade do Exame em outras nações e sobre a qualidade que profissionais devidamente testados conferem ao mercado de trabalho.   

Também participam da solenidade o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Bellizze e Luis Felipe Salomão; os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Ricardo Couto e Elton Leme; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos.

Telefone

0800 283 4628

De segunda-feira a sexta-feira 07h30min às 17h30min

E-mail

Envie um e-mail para: examedeordem@fgv.br

Fale Conosco

Realize a abertura de chamado online através do Fale Conosco.

Perguntas Frequentes

Conheça as dúvidas mais comuns sobre o Exame de Ordem Unificado.